![]() |

200 Parlamentares |
21/3/2007 |
![]() Clodovil discursa no lançamento da Frente |
![]() Manuela Dávilla, do PC do B |
![]() Toni Reis, presidente da ABGLT |
Na tarde desta quarta-feira, 21/3, foi lançada, em Brasília, a Frente Parlamentar pela Cidadania GLBT no Congresso Nacional, uma versão atualizada da extinta Frente Parlamentar Mista pela Livre Expressão Sexual, que foi desfeita ao fim da legislatura parlamentar do mandato passado.
Veja lista completa dos 200 parlamentares que já aderiram à frente AQUI
O evento que oficializou a criação da frente reuniu diversos deputados, senadores, ativistas do Projeto Aliadas, coordenado pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT) e apoiadores do movimento. Até o lançamento da frente, 203 parlamentares já tinham se inscrito na lista. O número poderia ser maior, já que na última hora alguns parlamentares retiraram seus nomes.
Manuela Dávilla, a mais jovem deputada do Brasil, opinou sobre os colegas que amarelaram e saíram da lista. "É inadmissível que parlamentares tenham pedido para retirarem seus nomes. É preciso cobrar uma postura firme dessas pessoas", disse a gaúcha. Fernanda Benevuti, presidente da Associação Nacional das Trangêneros, acredita que a meta da frente deve ser qualidade e quantidade juntas. "Os parlamentares que participam da Frente devem estar aqui porque querem e nos respeitam. Quanto de nosso sangue não foi derramado até estarmos aqui hoje".
"O Brasil já avançou bem na desigualdade de gênero, agora é a vez de dar direitos iguais para todos", disse Ivana Moreira, do grupo GHATA. Toni Reis, presidente da ABGLT, lembrou que está passando da hora do legislativo reagir. "Queremos respeito à igualdade de direito aqui nesta casa. O judiciário já avançou bastante. O executivo mostrou que pode ajudar com o programa Brasil Sem Homofobia e com 10 ministérios envolvidos. Agora é a hora de negociar com o legislativo. É uma batalha de gigantes e temos que alimentá-los com muita informação".
"O parlamento tem papel importante nesta luta pela cidadania plena independente da orientação sexual. Vamos convencer quem ainda não está convencido. A manifestação das paradas gay são maiores que as da ‘Diretas Já’", lembrou Perly Cipriano, da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH).
Além da criação da frente, articulada pela ABGLT, o Projeto Aliadas anunciou que terá 27 coordenadores para fazerem advocacy com os parlamentares buscando apoio para as causas do movimento. Enquanto em âmbito federal não há uma lei pró-LGBT sequer aprovada, nos estados e municípios já existem 112 leis regionais que respaldam a comunidade.
A deputada Maria do Rosário quer inverter a lógica da presença popular na luta LGBT no Congresso. "Quero abrir estas paredes e dar ouvido à comunidade. Que esses vidros [em referência às vidraças do salão] representem a transparência que precisamos", afirmou.
O furacão Clodovil
Mas quem roubou a cena foi o sempre polêmico deputado Clodovil Hernandez. O estilista, que apareceu de supetão no meio da cerimônia, pediu a palavra e discursou sobre suas origens, falou que foi achado em um galinheiro quando bebê, que parecia um "macaquinho" e que nem sua mãe adotiva o queria. Tudo para explicar a importância de respeitar o ser humano acima de qualquer orientação sexual e dos caminhos que segue.
Até aí foi aplaudido. Em seguida Clodovil disparou (novamente) que é contra as paradas gays. "Sou a favor da liberdade, não da libertinagem. É por isso que digo que jamais iria a uma parada gay. Não tenho orgulho de ser gay, mas de ser quem eu sou".
Depois, sem querer, provocou as travestis. "Eu preferi seguir o caminho dos grandes como Leonardo Da Vinci e Santos Dumont. Nunca quis me vestir de mulher como uma travesti de rua. Nada contra, cada um faz o que quer. Temos que prestar constas apenas a Deus". Pronto. As vaias vieram, os gritos em coro também: "Ão, ão, ão. Atrás do silicone também bate um coração" . Irritado, Clodovil retrucou: "Vocês não sabem escutar. Ouvem, mas não escutam, não entendem. No fundo, são inteligentes e sabem que estou certo".
Como ninguém do cerimonial interveio, coube às colegas Maria do Rosário e Cida Diogo "sugerirem" em off ao deputado que terminasse o discurso ali mesmo. Enquanto o constrangimento tomou conta da maioria, os jornalistas e fotógrafos fizeram a festa. Ao se retirar, Clodovil arrastou com ele a maioria dos câmeras e fotógrafos.
| 13/4/2007 12:58:10 | - | Dalton (bsbboyng@yahoo.com.br) |
| Sou universitário aqui na baixada e estou de veras com o coração palpitando ,que essa lei seja aprovado (união civil entre pessoas do mesmo sexo). Não sou afeminado e dou meus parabéns ao Clodovil ao chamar atenção que somos pessoas e não quererm rotular nossa sexualidade;. Não sou assumido pra minha familia ,mas em breve qunado encontrar minha parceria estável quero mim casar e apresetar pra todos eles. | ||
| 3/4/2007 12:48:35 | - | Pauletty Teck (Paula.teck@itelefonica.com.br) |
| em seu comentario o senhor Clodovil não esta de todo errado, infelismente ainda não temos do que nos orgulhar, se pessoas que passam por discriminação todos os dias em vez de se politizarem, irem em busca de conhecimento mostrarem para a sociedade que somos pessoas como quaisqer outras, simplismente se preocupam com futilidades se discriminan porque um é afeminado o outro é masculino porque lesbica não anda com gays e vice verça enquanto formos para a parada de são paulo ou qualquer outra com a mentalidade de que aquilo é uma festa, continuaremos deixando com que deputados evangelicos e moralistas se achem no direito de nos chamarem de imorais como vc classificaria pessoas com a genitalia de fora com gestos obsenos andando livremente pela rua dizendo queremos direitos, se realmente queremos respeito temos que aprender respeitar.... não sou contra a parada mas temos que mudar esta visão de carnaval gay porque se não vamos continuar dando munição aqueles que nos temem.... parada sim, imoralidade não | ||
| 29/3/2007 07:40:23 | - | Silene Satorino (silenesanto@hotmail.com) |
| Há uma ignorância imensa na sociedade sobre o que é casamento gay (união civil). O motivo da não-aprovação social a essa causa é porque acham que casamento gay é avacalhação da igreja, da instituição casamento, por isso não olham com bons olhos, não estão bastante esclarecidos que é apenas uma união civil, nivelamento de direitos. O Brasil é um país bem católico e é normal que religiosos mal inromados tramem contra a união civil, achando ser a apostasia e provanação do santo. Acho que se deveria primeiro esclarecer o que é união civil (= igualdade de direitos aos dos héteros) para poder primeiro angariar simpatia à causa. | ||
| 27/3/2007 20:22:11 | - | Luisa (luisafranco01@hotmail.com) |
| Adriano, concordo com você, mas prefiro sonhar com Clay... mas acho mesmo é que temos que nos preparar...isto é tão ridículo quanto fazer um plebicito se casais negros, índios asiáticos, devem ter os mesmos direitos de casais brancos, ridículo! | ||
| 26/3/2007 12:25:04 | - | Ary (aatorres@bol.com.br) |
| Entendo perfeitamente as razões do Deputado Clodovil. Acho que as paradas gays mostra um lado negativo dos gays, com carros alegóricos com propagradas de site pornos e sex shop, alem de muito música, como se fosse um carnaval, acho que nao he por ai. A parada gay deveria ser algo diferente do que he mostrado, deveria seguiar exemplos como a caminhada contra a violência entre outras. Do jeito que tá nao concordo... | ||
| 25/3/2007 20:38:27 | - | Diego (dfgaudete@yahoo.com.br) |
| Sinceramente eu não apóio e nem discordo do Clodovil, pois de certa forma o que ocorre na parada gay(além da bela manifestação para o reconhecimento de nossa existência, de nossas conquistas e de nossas buscas), é a pouca informação e o pouco sentido igualitário do ser humano em busca de um "fervo" e do desrespeito com os outros(não de forma geral), pois qualquer um que já tenha ido à parada, viu e vê a falta de senso crítico de si próprio, ao fazer certas coisas em público; Quanto ao plebiscito eu acho o fim, deixar nas mãos de uma população que ainda não se habituou ao nosso meio e à nossa presença. Por mais que vejamos familias inteiras na parada gay(avós, pais, mães, ,criancinhas de colo), para eles não é mais que uma realidade distante, ao se aproximar, eles imaginam que nunca esta realidade os atingirá, más quando aquela criança que ia na parada, chegar em casa dizendo:"mãe, pai...eu sou gay!", toda esta visão de mundo distante, muda. Ainda temos sim, muitas pessoas que são homofóbicas e totalmente fechadas em si, que por desconhecer e não querer sair de suas lúdicas vidinhas, descriminam, repurdiam, queimam, jogam no lixo e têem pavor, daquilo que a sociedade por muitos e muitos tempo, define o que é o certo e bom a se fazer, más todos estes que o fazem isto, se esquecem que nos primórdios da era grega (cientifiva e históricamente comprovado), já existiam casos de homosexualismo, de forma até maior e mais aceita pela sociedade ou polis. Nos é inutil deixar com que o nosso futurom, seja decidido por meros, incapazes e suscetíveis héteros (deponho aqui isto não de uma forma agressiva e nem generalizada) ou até mesmo os homos...más é previsivel o fim desta história. | ||
| 25/3/2007 06:39:00 | - | Álamo Bandeira (bandeira2@hotmail.com) |
| Imagine a cena: Plebiscíto pelo Casamento Gay no Brasil? Faça-me rir! Isso é ridículo, os governantes estão tentando jogar a batata quente para nossas mãos, afinal quando é do interesse deles liberar a transposição do Rio São Francisco ou aumentar os próprios (gordos) salários, ninguém lembra do plebiscito. Mas quando é para lutar por uma minoria que rende poucos votos entre os mais pobres o plebiscito funciona! Adriano, você está certíssimo! Se até os próprios gays são preconceituosos (como nosso maravilhoso representante Clodovil), imagine a maioria hetero! | ||
| 23/3/2007 09:28:29 | - | Clay (clay_mag@hotmail.com) |
| Talvez esse plebiscito nos venha ajudar. Acho que ja passou da hora de explicar para a populacao que o que queremos e apenas o reconhecimento legal de nossos direitos. Estao especulando muito sobre o casamento gay, estao usando essa expressao para confundir a populacao. NINGUEM QUER UMA LEI QUE OBRIGUE IGREJAS A CELEBRAR AS UNIOES ENTRES HOMOSSEXUAIS! E e isso que essas religioes (catolica e evangelicas) estao usando para criar um rechac,o popular contra nos! Se houver um plebiscito, as cadeias de televisao conservadoras serao obrigadas a mostrar o nosso lado da moeda. O que tem que ser feito e uma campanha super seria e educativa e que nao deixe espac,o para uma reacao insana destes que estao contra nossos direitos. Cientificos suecos recentemente declararam que ha diversos estudos que comprovam o comportamento homossexual em diversas especies de animais (mamiferos e nao-mamiferos) mas que por forca de diversas igrejas esses estudos nao foram publicados, ou publicados apenas para um pequeno circulo de pessoas. Ou seja, o homossexualismo existe tambem entre diversos outros animais, existe na natureza, portanto e algo natural! Talvez tenha chegado a hora de mostrarmos para a populacao em geral o que realmente somos: pessoas serias! | ||
| 22/3/2007 18:32:33 | - | Imjr (freekidwoking@yahoo.co.uk) |
| Eu nao discordo do Sr. Clodovil quando ele diz que nao apoia as paradas. Mesmo nunca tendo pedido para ninguem da minha familia se solidarizar com a causa, no ano passado, quando contei para eles que eu era gay, num puta gesto de amor ( e eu nem estava no Brasil) alguns membros da minha familia foram participar da parada. Nem preciso dizer que apesar de tentarem entender que as pessoas sao diferentes e que cada um tem a sua maneira de ser, eles disseram que se sentiram um pouco incomodado com algumas pessoas que confundem lutar por direitos com putaria. E eu nao estou falando isso porque sou puritano, apenas acho que algumas pessoas confundem tudo mesmo e eh por isso que fica dificil ganhar respeito. | ||
| 22/3/2007 15:01:04 | - | Camilão (mimixlao@hotmail.com) |
| Sinceramente...não vejo avanço também...Acho que não há mais tempo caro colega aqui de cima... | ||
| 22/3/2007 00:20:33 | - | Adriano (deltor.gyn@bol.com.br) |
| Grande conquista! Porém, acaba de ser aprovado na CCJ o plebiscito para vários temas entre eles está o casamento civil entre homossexuais...O povo terá q decidir sobre nós, estamos ferrados...A comunidade ABGLT deveria se manifestar e pedir a solicitação da retirada desse tema...A massa ignorante e preconceituosa não pode decidir isso! Pelo amor de Deus, façam alguma coisa urgente! Se é que ainda há tempo :-( | ||